Extraordinário – R. J. Palacio | resenha

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

FB_IMG_1511193973350

AAAAAARG! Extremamente empolgante e cativante a leitura desta fascinante história, modéstia a parte mais que “livrão da porra” hein, R. J. Palacio.

Estava procurando um espacinho onde eu pudesse desaparecer. Queria poder cair em um buraco: um pequeno buraco negro que me engolisse.”

Escrito por R. J. Palacio, lançado no Brasil pela editora Intrínseca e publicado no ano de 2012 e traduzido por Rachel Agavino, apresentando 320 páginas.

Narrado por August Pullman, Auggie de apenas dez anos, seus familiares e alguns amigos. Auggie é portador de uma síndrome genética autossômica dominante que tem início ainda no desenvolvimento embrionário acarretando má formação craniofacial no feto, a reversão se dá a partir de consecutivas cirurgias para reverter à má formação.

Devido à síndrome que deixou seu rosto aparentemente incomum, mesmo após diversas cirurgias quando ainda bebê Auggie, nunca teve uma vida de estudante, pois, manter as pessoas de fora próximas não era uma tarefa assim tão fácil, já que o ser humano tem um péssimo hábito de julgar as pessoas pela aparência.

Para um garoto de dez anos não é fácil viver com o sentimento de estranheza, com olhares assustados e encarados como se este fosse uma aberração e muitas vezes ainda ter de ouvir certos comentários, e como toda criança uma hora ou outra cansa, desiste e chora pois acha injusto ter de presenciar e viver com aquilo que ele sequer pediu ou teve chance de escolher. Auggie é irônico o tempo todo quando o assunto é ele mesmo.

“A questão é que todos temos que lidar com os dias ruins.”

 

“Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara.”

 

A autora R. J. Palacio deixa bem destacado a importância de uma estrutura familiar sólida para a formação de crianças gentis e educadas, assim como mostra também a parte suja da sociedade. O

Extraordinário é o tipo de livro deveria ser lida por todo e qualquer cidadão desde uma criança que aprendeu a ler recentemente até um idoso. Narrativa simples e envolvente.

Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.

Sobre a autora:

Escritora americana, casada, tem dois filhos, reside em Nova York. Trabalhou por mais Palaciode vinte anos como diretora de arte e designer gráfico com livros de outros até o momento certo de publicar o seu. Estreou no mundo literário com a obra Extraordinário que deu origem a 365 dias extraordináriosAuggie & eu e Diário Extraordinário.

Nascida no dia 13 de julho de 1963, seu nome completo é Raquel Jaramillo Palacio. Para facilitar o entendimento a mensagem do livro Raquel criou uma campanha antibullying online. Disponível em www.choosekind.tumblr.com, onde inúmeras crianças já participaram.

 

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑