Terra de Gigantes – Engenheiros do Hawaii | interpretação

Hoje a música “Terra de Gigantes” do ilustre Engenheiros por ser excelentíssima!

download

Letra

Hey mãe!
Eu tenho uma guitarra elétrica
Durante muito tempo isso foi tudo
Que eu queria ter

Mas, hey mãe!
Alguma coisa ficou pra trás
Antigamente eu sabia exatamente o que fazer

Hey mãe!
Tenho uns amigos tocando comigo
Eles são legais, além do mais,
Não querem nem saber
Mas agora, lá fora,
Todo mundo é uma ilha
A milhas e milhas e milhas de qualquer lugar

Nessa terra de gigantes
(eu sei, já ouvimos tudo isso antes)
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes

As revistas
As revoltas
As conquistas da juventude
São heranças
São motivos
Pr'as mudanças de atitude
Os discos
As danças
Os riscos da juventude
A cara limpa
A roupa suja
Esperando que o tempo mude

Nessa terra de gigantes
(tudo isso já foi dito antes)
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes

Hey mãe!
Já não esquento a cabeça
Durante muito tempo isso foi
Só o que eu podia fazer
Mas, hey mãe!
Por mais que a gente cresça
Há sempre coisas que a gente
Não pode entender

Por isso mãe!
Só me acorda quando o sol tiver se posto
Eu não quero ver meu rosto
Antes de anoitecer
Pois agora lá fora

O mundo todo é uma ilha
A milhas e milhas e milhas…

Nessa terra de gigantes
Que trocam vidas por diamantes
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes.

Compositores: Humberto Gessinger

Álbum: A revolta dos Dândis                                                            Ano de Lançamento: 1987

download (1)

“A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerante…” Esse trecho trás o questionamento do que exatamente significa: uma banda numa propaganda de refrigerantes? E o que é precisamente a juventude atualmente? Vejamos:

Numa propaganda de refrigerantes estão presentes grupos de jovens sorridentes, alegres e esbanjando felicidade mesmo com o mundo que os cerca estando em caos e desabando. Se a palavra juventude tivesse de ser definida com outra palavra, esta seria descaso ou alienação. Pois diferente das revoluções estudantis, da luta pelos direitos, os jovens não se importam com a mesma gravidade que antes com os problemas políticos e sociais, para a nossa juventude atual o que vier “é lucro”. Viver em caos sem procurar e lutar por melhoras é a definição. Parece até que o futuro não está nessas mãos.

Através de metáforas de Humberto Gessinger que deixa claro a situação da juventude vivida nos anos 80, que mesmo com tanta opressão, acabaram optando pelo marasmo, consumismo e conformismo aceitando serem vítimas de poderosos transformando o mundo tal como está hoje.

A frase em que a alienação está escancarada: Pois agora lá fora/ O mundo todo é uma ilha/ A milhas e milhas e milhas…

Trecho em que a crítica ao capitalismo e questões de existência são citadas: “Alguma coisa ficou pra trás/ Antigamente eu sabia exatamente o que fazer” “As revistas
As revoltas/ As conquistas da juventude/ São heranças/
São motivos/ Pr’as mudanças de atitude/ Os discos/ As danças/ Os riscos da juventude/ A cara limpa/ A roupa suja/ Esperando que o tempo mude” 

Trecho em que o conformismo se destaca: “Hey mãe!/ Já não esquento a cabeça/ Durante muito tempo isso foi/ Só o que eu podia fazer”

Parte em que o acúmulo capital escancara: “Nessa terra de gigantes/ Que trocam vidas por diamantes”

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑